Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Histórias e Lendas » A cura de D. Afonso Henriques veio de Cárquere
  • Procure um artigo

A cura de D. Afonso Henriques veio de Cárquere 

IMG_8450

Já visitou o mosteiro de Cárquere? Mesmo no limite entre Trás-os-Montes e a Beira Alta. Um local rodeado de lendas e mistérios que levam romarias devotas até Nossa Senhora de Cárquere. A Raízes conta-lhe algumas versões populares.

Localizado no concelho de Resende, este imponente mosteiro atrai milhares de pessoas devotas à Nossa Senhora de Cárquere ou Santa Maria de Cárquere , pois são várias as lendas à volta dos seus milagres.
Uma das suas lendas mais conhecidas está relacionada com o primeiro rei de Portugal.
Contam-nos os populares que D. Afonso Henriques, futuro rei, teria nascido com uma deficiência nas pernas, o que o impedia de andar. Egas Moniz, vendo tal fatalidade, levou o menino até à igreja que estava a ser construída em honra de Nossa Senhora de Cárquere. Deitou-o em cima do altar, que hoje se encontra atrás do altar, fez uma vigília e D. Afonso Henriques curou-se do seu mal.
Algumas pessoas contam outra versão, dizem que, durante a vigília, uma vela pegou fogo a uma tolha e o futuro rei levantou-se pelo seu próprio pé para apagar o incêndio. Em memória deste milagre foi construído, nesta igreja, o mosteiro de Cárquere.
Além desta lenda que rodeia o primeiro rei de Portugal, há ainda outra que diz que quem governou foi o filho do aio, Egas Moniz, ou de um barqueiro que fazia a travessia do Douro, pois não se aceitava um rei inválido.

Ler artigo na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário