Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » “A falta de nascimentos é um problema dramático”
  • Procure um artigo

“A falta de nascimentos é um problema dramático” 

IMG_3852

Em época de Páscoa o bispo da diocese de Vila Real, D. Amândio José Tomás, mostra-se preocupado com o envelhecimento da população e a falta de vocações jovens no Interior do país. Na sua mensagem quaresmal apela aos donativos dos diocesanos que reverterão a favor dos Pobres de cada uma das Conferências de S. Vicente de Paulo e para as Crianças da Igreja da Guiné-Bissau. Refere ainda que as pessoas têm de olhar mais para o mundo e não tanto para o seu umbigo.

A igreja católica depara-se cada vez mais com a falta de sacerdotes e com o envelhecimento dos mesmos. Qual é o ponto de situação na diocese de Vila Real?

Amândio José Tomás: O ponto de situação aqui, em Vila Real, é igual à de todas as dioceses do Interior do Portugal. Temos pouco Clero, a nossa média etária ronda os 70/72 anos e temos párocos com 84 anos. Alguns deles têm quatro ou cinco paróquias pequeninas. Temos paróquias com 10 ou 12 pessoas. Ao todo temos 264 paróquias, 8 arciprestados mas algumas paróquias são realmente compostas apenas por pessoas idosas e quanto mais para o Interior pior.

É necessário atrair sacerdotes jovens para esta região?

AT: Temos um impeditivo, para lá de muitos outros que é a falta de fé e empenhamento, também a população. As pessoas não têm filhos e sem ovos não se fazem omeletes. Sem filhos não há padres nem há nada, não há futuro nem esperança.

Nesta altura da Páscoa ainda se sente mais essa falta, nas visitas pascais por exemplo?

AT: Os leigos colaboram muito nessa altura. Aqui nos arredores há muitas paróquias em que são os leigos que levam as cruzes à casa das pessoas, seria impossível serem só os sacerdotes a visitar as casas. Até porque realizam-se quase todas na mesma altura o que torna a tarefa impossível.

Entrevista para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário