Agrupamento de Miranda do Douro e EPPU de Bragança ganharam “Prémio Escola na Europa”

Os vencedores ganham viagem a Bruxelas com visita ao Parlamento Europeu

O Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro e a Escola Profissional Prática Universal, de Bragança, ganharam a edição 2017/18 do “Prémio Escola na Europa”, cuja recompensa é uma viagem a Bruxelas com visita ao Parlamento Europeu.

A iniciativa é do Deputado ao Parlamento Europeu, José Manuel Fernandes, que desafiou os estudantes do ensino profissional, secundário e 2º e 3º ciclos, dos estabelecimentos de ensino públicos e privados dos distritos de Bragança e Vila Real, a desenvolver um trabalho, sendo o tema livre mas incidindo obrigatoriamente sobre a União Europeia e a região de influência, parcial ou integralmente no interior de Trás-os-Montes.

Participaram no concurso o Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé, o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, o Agrupamento de Escolas Miguel Torga (Bragança), o Agrupamento de Escolas de Mirandela e a Escola Profissional Prática Universal.

O júri que avaliou e classificou os trabalhos concorrentes foi constituído por jornalistas independentes da região: Agência Lusa, Jornal Mensageiro de Bragança, Jornal Nordeste, Jornal Noticias de Vila Real, Radio Voz do Marão, Rádio Chaves FM e Revista Raízes.

Na avaliação final verificou-se um empate no primeiro lugar entre o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro e a EPPU de Bragança, excecionalmente, o eurodeputado decidiu premiar os dois grupos de alunos (com dez elementos cada) com a atribuição da viagem a Bruxelas.

No âmbito desta iniciativa Prémio Escola na Europa, organizada pelo eurodeputado José Manuel Fernandes, foram já premiados em anos anteriores, com a visita ao Parlamento Europeu, alunos de Miranda do Douro (1ª edição) e de Bragança (2ª edição).

Esta iniciativa, para além de fomentar o conhecimento e o interesse dos jovens pela União Europeia e pelo funcionamento das suas instituições, representa uma enorme oportunidade para o grupo vencedor a nível do conhecimento e da

visitação, que constitui uma experiência muito enriquecedora na sua formação como cidadãos europeus.

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS