Revista Raízes - Sempre perto de si.|Sexta-feira, Dezembro 15, 2017
Você está aqui: Início » O que se passa em Trás-os-Montes e Alto Douro » Aluno conquista bronze nas olimpíadas internacionais de biologia
  • Procure um artigo

Aluno conquista bronze nas olimpíadas internacionais de biologia 

2017 IBO4

Diogo Nascimento, aluno de 12º ano do agrupamento de escolas de Murça, arrecadou a medalha de bronze, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia, que decorreram em Warwick, no Reino Unido e que teve a participação de mais de três centenas de jovens.

O aluno murcense confessa que “não estava à espera de um resultado tão brilhante, dada a forte concorrência”, mas garante, que, apesar do prémio ser um reconhecimento do seu trabalho, “o mais importante que retirou desta competição foram as novas amizades conquistadas e o convívio com gente de tantos países”, adianta.
Para a obtenção desta medalha de bronze, Diogo diz ter sido “fundamental” a preparação planificada pela Ordem dos Biólogos, que, durante uma semana, o levou a Braga, Cantanhede e Lisboa para apreender mais conhecimentos sobre as áreas da botânica, da bioquímica e fisiologia do desenvolvimento.
Esta foi a sua última participação em olimpíadas do saber, dado que concluiu o ensino secundário. Recorde-se que, em 2016, Diogo foi o vencedor das Olimpíadas portuguesas da geologia e posteriormente representou o país nas olimpíadas internacionais de ciências da terra, no Japão, onde obteve a medalha de prata.
Já este ano, o aluno de Murça tinha ganho as Olimpíadas da Saúde. Diogo faz por isso, um balanço “muito positivo da sua participação” nestas iniciativas
Agora, segue-se um novo desafio para este aluno de Murça: a entrada na faculdade de medicina, para onde se candidatou com uma média de 19,4.

Por Fernando Pires

Adicionar comentário