Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » O que se passa em Trás-os-Montes e Alto Douro » Amêndoa Coberta de Moncorvo já tem IGP
  • Procure um artigo

Amêndoa Coberta de Moncorvo já tem IGP 

AMENDOA COBERTA DINA

A Amêndoa Coberta, um dos ex-libris de Torre de Moncorvo, possui certificação oficial regulamentada pela União Europeia que identifica um produto originário de um determinado local ou região, que possui uma determinada qualidade, reputação ou outras características que podem ser essencialmente atribuídas à sua origem geográfica.
A certificação foi publicada no Diário da República de 12 de Junho de 2017 e confere, a nível nacional, proteção à denominação “Amêndoa Coberta de Moncorvo”, tendo efeito desde 28 de Outubro de 2016.
Sendo Torre de Moncorvo o maior produtor de amêndoa do país e sendo a amêndoa coberta uma das imagem de marca do concelho tornou-se imperativo a certificação deste doce típico. Isto porque a sua confecção tem muitas características que muitos vendedores não tinham em consideração. Com a certificação de Indicação Geográfica Protegida pretende-se proteger e valorizar o produto, reforçando a sua imagem, aumentar a credibilidade no mercado e junto do público em geral, aumentar a satisfação dos clientes, aumentar a competitividade com a diferenciação através da qualidade, facilitar o acesso a novos mercados e evidenciar o cumprimento de requisitos regulamentares.
O processo foi elaborado pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, no âmbito do Gabinete de Apoio ao Investidor, em colaboração com o Agrupamento de Produtores de Amêndoa e Amêndoa Coberta de Moncorvo.

Adicionar comentário