Apoio psicológico gratuito para doentes com cancro

A cidade de Lamego dispõe de consultas gratuitas de acompanhamento psicológico para doentes oncológicos. Este apoio é alargado aos familiares dos doentes e a profissionais de saúde, prestado por técnicos de psicologia e serviço social. Esta terapêutica, segundo estudos científicos, permite diminuir as elevadas taxas de perturbações psicopatológicas que dificultam bastante o processo de recuperação dos doentes.

A criação em Lamego do novo centro de recursos para a prestação de cuidados de psico-oncologia nasce da vontade conjunta da Câmara Municipal, da Liga Portuguesa Contra o Cancro- Núcleo Regional do Norte e do Projeto +SER, cuja entidade coordenadora local é o Centro Social Paroquial de Penude.

Mais bebés em Lamego

Enxoval Bébé é o projecto concebido para contrariar a baixa taxa de natalidade registada em Lamego. O investimento do município já ronda os 47 mil euros, até ao momento, foram beneficiadas 94 crianças nascidas e registadas neste concelho.
O Presidente da autarquia, Francisco Lopes, sublinha que o projecto Enxoval Bebé dá resposta a dois graves problemas: a baixa taxa de natalidade e as carências económicas de algumas famílias: “Enfrentamos um problema demográfico grave. Por esta razão, queremos reter os nossos jovens para que tenham aqui os seus filhos Com a concretização desta medida, que também envolve as nossas IPSS´s, vamos dar mais confiança económica aos pais para que deixem os filhos nas creches e auxiliá-los numa fase das suas vidas em que são obrigados a fazer um esforço financeiro muito importante”.

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS