Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Aumento de matéria-prima beneficia empresas de transformação
  • Procure um artigo

Aumento de matéria-prima beneficia empresas de transformação 

IMG_4488

Há 25 anos a laborar em Alfândega da Fé, no distrito de Bragança, a AMENDOURO transforma cerca de 60 por cento da amêndoa produzida no país, o equivalente a 10 milhões de quilos de amêndoa que depois é transformada e exportada por esta empresa.

 

O facto de o agricultor estar motivado para plantar amendoal deixa o administrador da AMENDOURO, Carlos Araújo, bastante satisfeito porque para esta empresa não ser sazonal e poder trabalhar todo o ano tem que comprar amêndoa de outros países como Austrália e Califórnia. Neste momento a maioria dos seus funcionários já não são sazonais.

“A grande euforia que existe neste momento no sector é devido aos preços da matéria-prima. Nos últimos três/quatro anos tivemos uma duplicação no preço e neste momento é o produto agrícola mais rentável para o agricultor. Para a AMENDOURO também é muito bom porque havendo matéria-prima conseguimos trabalhar mais”, refere Carlos Araújo.

Quanto à possível descida de preços devido ao aumento da área plantada, Carlos Araújo diz que, mesmo que duplique a área plantada na Europa, não será expressivo nos consumos mundiais.

 

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário