Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Setembro 19, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Carne de caça é a mais saudável
  • Procure um artigo

Carne de caça é a mais saudável 

maxresdefaultsite

Conhece as qualidades nutricionais da carne de caça? Em França foi promovida uma campanha a favor do consumo de carne de caça, promovida pela Federação Nacional de Caçadores. O publico foi sensibilizado sobre os benefícios desta carne, considerada saudável, essencialmente a carne de animais selvagens, como o javali por exemplo.

Esta campanha promovida pela Federação Nacional de Caçadores em França sensibilizou para o consumo da carne de caça,  fundamentada num estudo científico do Professor  Pierre-Henri Ducluzeau que é nutricionista e também diabetologista,  na Universidade de Angers. Pierre conseguiu através deste estudo comprovar os  benefícios da carne de caça para uma alimentação saudável.

A melhor de todas as carnes

No final deste estudo o nutricionistta chegou à conclusão que a carne de caça é melhor do que todas as carnes e melhor mesmo até que o  peixe em termos de quantidade de fósforo. A carne de caça é o melhor alimento como fonte de ferro,  melhor fonte alimentar de potássio e possui menos gordura do que um iogurte natural.

Esta campanha a favor do consumo da carne de caça é recente em França, mas em Inglaterra já aconteceu há alguns anos, mais precisamente na altura do aparecimento da

doença das vacas loucas. Foi nesta altura que os caçadores ingleses  fizeram um estudo sobre os benefícios da carne de caça.

Em Portugal

Por cá o mesmo combate foi assumido por Estevão Pape, médico nutricionista e diabétologista, que, juntamente com João Breda, também nutricionista na divulgação da caça como alimento saudável.

Foi quando começaram aparecer  algumas doenças nos animais domésticos, como

na vaca e nas aves que estas carnes se tornaram restritas. O interesse pelo estudo do valor nutritivo da carne de caça selvagem aumentou.  Esta era uma carne conhecida mais pelos caçadores e pelas suas famílias mas pouco conhecida do resto das pessoas,não havia nenhum estudo que comprovasse o valor destas carnes.

O sabor é importante mas nesta questão do valor nutritivo não se pode fazer afirmação de qualidade só porque tem melhor ou pior sabor. O valor nutricional de um alimentto tem que ser fundamentado do ponto de vista científico.

Carne de animais de porte é ainda melhor

É sabido que os roedores  têm menos gordura, assim como as aves nas fibras musculares, mas sim na periferia, na pele. A vaca e o porco têm gordura dentro das fibras musculares, têm gordura intramuscular.O médico Estevão Pape afirma que a carne de caça de alguns animais de maior porte é melhor visto que esses animais não têm produtos artificiais na alimentação, ou seja, são alimentados pela natureza.

Artigo para ler na íntegra na edição impressa

Adicionar comentário