Casal produz figos e framboesas

“Bago e Mel” é o nome do projecto de Bruno Cruz e Sara Fraga, um casal de namorados licenciados em Ciência Alimentar que decidiram dedicar-se á agricultura. Produzem perto de Mirandela numa exploração figo e framboesa mais recentemente decidiram criar um produto novo e cobriram figos de chocolate. A Raízes visitou esta exploração da “Bago e Mel”.

O casal Bruno e Sara são apaixonados por agriculura e por Trás-os-Montes, ele é natural de Mirandela e ela de Vila Real. A Sara dedica-se exclusivamente à “Bago e Mel”, o Bruno é encarregado de outra exploração de pequenos frutos em Mirandela. Garantem que a região reune as condições necessárias para a sua produção agrícola.

“Como transmontamos que somos decidimos criar o nosso projecto aqui por considerarmos importante mantermos as raízes e criar riqueza na região. Em termos produtivos a oferece as horas de frio necessárias para as plantas e dias solarengos para obtenção de fruta de qualidade superior”, adianta Bruno Cruz.

A “Bago e Mel” produz figo e framboesa e existe há cerca de um ano. Bruno considera o figo um fruto com enorme potencial. “Nós consideramos o figo um fruto com potencial quer do ponto de vista nutricional quer do ponto de vista sensorial, mas os seus hábitos de consumo são reduzidos e limitados à sua sazonalidade”, refere Sara Fraga

 

Figos com chocolate

 

São ambos licenciados em Ciência Alimentar e perceberam pouco tempo após a licenciatura que a transformação para além da produção seria importante. “Percebemos que a agricultura e a transformação de produtos agrícolas seria uma boa aposta para a criação do nosso projecto uma vez que poderíamos aliar os nossos conhecimentos com a nossa pela paixão pela natureza”, conta Bruno Cruz.

Acrescenta que “ao transformar o figo conseguimos acrescentar ao nosso produto e torna-lo mais atractivo e interessante”.

Neste primeiro ano a “Bago e Mel” divulga os seus produtos na internet. Bruno e Sara estão motivados e têm participado em eventos e feiras e começam a chegar às lojas de produtos tradicionais e gourmet um pouco por todo o país, o slogan é de verdadeiros apaixonados: “De Trás-os-Montes com amor”.

 

 

 

 

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS