Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Cultura » Combate à solidão
  • Procure um artigo

Combate à solidão 

IMG_0349site

“Pii” é o nome de um projecto que apoia os idosos isolados no concelho de Valpaços, distrito de Vila Real. A Raízes acompanhou uma actividade deste grupo que visa combater a solidão na vida dos idosos em Trás-os-Montes.

Rio Torto, no concelho de Valpaços recebeu a visita de alguns idosos da localidade de Zebras, no concelho de Valpaços. Através do projecto Pii vieram visitar o “Solar dos Morgados”, um solar típico de 1827 que pertence a Maria das Dores, uma mulher ligada às artes com um enorme coração que decidiu fazer uma actividade com esta associação.

O grupo de idosos ouviu um conto de Natal de Miguel Torga, encenou o mesmo, vestindo cada um dos idosos o seu papel, dando aso a muitas risadas. Por fim houve um lanche oferecido pela anfitriã. Uma iniciativa simples que tornou esta tarde de Inverno diferente para estes idosos que vivem isolados. Maria das Dores abre regularmente as portas do seu solar para visitas guiadas. A casa é por si um testemunho vivo de leituras históricas, genealógicas e sociológicas.

Projecto Pii

Há já cerca de dois anos que a Carina, o Ricardo e o David fazem parte do Pii ( projecto de apoio ao idoso isolado). “A selecção destes idosos é feita pelo município de Valpaços, depois nós vamos diariamente até às aldeias auxiliar as pessoas naquilo que precisam, mesmo que seja só um pouco de companhia”, explica Ricardo Ramos à Raízes.

 

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa

Adicionar comentário