Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Transmontanos Mundo Fora » Como se confecciona uma alheira?
  • Procure um artigo

Como se confecciona uma alheira? 

IMG_6031

Viu este título e pensou: “Quem não sabe?”. Acredite as alheiras não são como o bacalhau e não há mil formas de as confeccionar. Os acompanhamentos também são importantes.A Raízes foi ao Restaurante Grês em Mirandela, um dos mais antigos da cidade, saber afinal como se confecciona este pitéu transmontanto.

Chef Mota, 38 anos de casa e uma vida a confeccionar cozinha tradicional portuguesa. Recebe-nos na sua cozinha. A pergunta é simples: Como se confecciona alheira?  O Chef Mota diz não haver mil e uma maneiras de a confeccionar acredita que pode ser usada em diversos pratos mas sublinha a importância da confecção. “Alheira não se coze, não se frita em gordura e ainda mais importante nunca se frita acima dos 180º, nem alheira nem outro produto pois fica logo deteorado”, explica.

A alheira está pronta a ser confeccionada o grlhador está aceso e basta colocá-la em cima, em lume brando, no minimo dez minutos. A alheira deve ser grelhada lentamente se não tiver grelhador pode fazê-lo numa sertã mas sem gordura e sempre com o lume brando”, frisa o cozinheiro.

Segundo o chefe ajuda picá-la um pouco, nunca demasiado para ela não rebentar.

“Quando estiver tostada é porque está pronta, a alheira ganha uma cor e como esteve em lume brando está de certeza que está aquecida por dentro”, diz o chef.

No que toca a guarnição a número um é batata cozida e grelos de preferência azedos.

Artigo para ler na integra na edição impressa.

Adicionar comentário