Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Craque da geologia vai representar Portugal
  • Procure um artigo

Craque da geologia vai representar Portugal 

20160624_140304

É mais um aluno da região transmontana a destacar-se em provas relacionadas com o saber. Desta vez, na área da Geologia. Diogo Nascimento foi o vencedor das Olimpíadas Portuguesas da Geologia promovidas pela Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, e apurou-se para representar o país nas olimpíadas internacionais de ciências da terra, a realizar no Japão, no final do mês de Agosto.

Apesar de ter partido confiante, para a final nacional, que se disputou, em Estremoz, há cerca de um mês, o aluno, que frequenta o 11º ano no agrupamento de escolas de Murça, confessa que foi uma agradável surpresa. “Sinceramente, ganhar uma medalha de ouro, era algo que não estava nada à espera, mas tenho muito a agradecer à minha professora de Geologia, Ana Simões, que me deu uma ajuda preciosa”, conta.

Esta foi apenas a segunda edição das OPG, organizadas pela Sociedade Geológica de Portugal, com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, da generalidade das Universidades Portuguesas, da Agência e Rede Ciência Viva e da International Geoscience Educational Organization.

Na final, Diogo obteve o melhor resultado. “Havia 40 perguntas de escolha múltipla e duas provas práticas, uma delas como se tratasse de um trabalho de campo de um geólogo e ainda uma prova de minerologia e identificação e caracterização de rochas”, explica o aluno de 16 anos que confessa: “depois disto passei a gostar ainda mais desta área”.

Este gosto pela geologia, “tem a ver com a nossa região ser muito rica em termos geológicos, com paisagens fantásticas e para percebermos como elas surgem, temos de saber de geologia”, adianta.

Agora, o próximo desafio é representar o país nas olimpíadas internacionais de ciências da terra englobam a geologia, geofísica, astronomia, oceanografia e meteorologia. Diogo vai fazer a viagem acompanhado de outros dois estudantes, de Coimbra e Aveiro, classificados em segundo e terceiro lugares, no concurso interno.

Artigo para ler na íntegra na edição impressa.

Por Fernando Pires

Adicionar comentário