Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Cuide de si nas Termas de Vimioso
  • Procure um artigo

Cuide de si nas Termas de Vimioso 

C

É junto à margem direita do rio Angueira, onde se desfruta de uma envolvente paisagem natural, que se encontram as águas “curativas” da Terronha em Vimioso, sobejamente conhecidas, na maioria dos casos, através de experiências relatadas de boca em boca, de geração em geração.

Conta a sabedoria popular que estas águas sulfurosas da Terronha têm poderes curativos há muitas décadas, sendo comum, mesmo antes da construção das termas, muitas pessoas deslocarem-se à nascente para nela se banharem. Estas águas eram usadas no alívio ou cura de doenças, particularmente do foro dermatológico. Actualmente, estudos médico hidrológicos desenvolvidos nesta tipologia de águas comprovaram os efeitos terapêuticos ao nível das vias respiratórias (rinites alérgicas, sinusites, laringites, adenoidites, asma brônquica e alérgica, e DPOC) e reumatismos/doenças musculoesqueléticas (sequelas de traumatismos osteoarticu – lares; osteartroses; reumatismos inflamatórios e abarticulares: ombro doloroso, nevralgias e ciatalgias).
Um dos objectivos da construção do Balneário das Termas da Terronha em Vimioso é permitir um melhor aproveitamento do potencial medicinal destas águas, através de um conjunto de equipamentos inovadores e com novas técnicas aplicadas aos tratamentos, ministradas por terapeutas qualificados. Seja por lazer, bem-estar, melhoria da qualidade de vida ou por necessidades de saúde, temos tudo o que precisa aqui bem perto de si. Ao contrário do que muitos pensam, as férias termais não são apenas uma opção para os idosos. As Termas da Terronha, em Vimioso, estão preparadas para receber termalistas de todas as idades.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário