Revista Raízes - Sempre perto de si.|Sexta-feira, Dezembro 15, 2017
Você está aqui: Início » Transmontanos Mundo Fora » De Moncorvo para o Mundo
  • Procure um artigo

De Moncorvo para o Mundo 

11

José Pando estudou marketing e chegou a trabalhar na área, em Aveiro e Lisboa. Farto da rotina decidiu deixar o trabalho e partir numa viagem pelo mundo. Não sendo uma ideia barata começou por trabalhar com alguns projectos de voluntariado e hoje já conhece quase trinta países.

India, Nepal, Espanha, Noruega, França, Sri Lanka, Filipinas, Romenia… são alguns dos locais já visitados, melhor, vividos por este transmontano natural de Torre de Moncorvo. “O facto de estar envolvido com alguns projectos de voluntariado levou a que trabalhasse em muitos dos países por onde passei. Esta é a melhor forma de conhecer a essência de uma terra, viver com os seus habitantes”, explica José Pando.
“Os projectos de voluntariado em que participei, variam em vários aspectos. O local, o tempo em que estive envolvido e até a sua própria dimensão enquanto estrutura. Entre ONGs com dimensão mundial e projectos locais estive na India, Nepal e Espanha”, refere José.
A ideia de partir para este tipo de projectos vem, acima de tudo, da vontade de aprender segundo o transmontano. “Vontade de perceber o mundo real onde vivemos. Entender um pouco mais do mundo como um todo. No fundo aquilo que me moveu foi a vontade de confirmar que o nosso mundo é mais do que os muros que cercam o nosso lar, a nossa cultura, a nossa língua”, conta

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário