Duas aldeias da Reserva da Biosfera Meseta Ibérica Maravilhas de Portugal

Rio de Onor (Bragança), na categoria de aldeias em Áreas Protegidas, e Castelo Rodrigo (Figueira de Castelo Rodrigo), na categoria de Aldeias Autênticas, foram eleitas pelos portugueses como Aldeias Maravilhas de Portugal. A votação aconteceu no dia 3 de setembro e à final, igualmente na categoria de Aldeias Autênticas, chegou também Podence (Macedo de Cavaleiros). Estas três aldeias pertencem à Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica.

Depois dos monumentos, da natureza, da gastronomia, das praias e das construções portuguesas edificadas além-fronteiras, a iniciativa 7 Maravilhas de Portugal regressou para escolher as aldeias mais maravilhosas do país.
Mais de uma centena de aldeias apresentaram a sua candidatura e à final chegaram apenas sete, distribuídas por igual número de categorias: Aldeias com História, Aldeias de Mar, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas e Aldeias em Áreas Protegidas.
A eleição aconteceu no dia 3 de setembro, resultando da votação telefónica dos portugueses.
Três aldeias integradas na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica chegaram à final: na categoria de Aldeias Autênticas Castelo Rodrigo, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros; na categoria de Aldeias em Áreas Protegidas, Rio de Onor, no concelho de Bragança. Foram vencedoras, nas respectivas categorias, Castelo Rodrigo e Rio de Onor.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS