Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Setembro 19, 2017
Você está aqui: Início » Cultura » Ensino oficial da gaita-de-foles e percussão tradicional aprovado
  • Procure um artigo

Ensino oficial da gaita-de-foles e percussão tradicional aprovado 

IMG_2370

A Academia de Artes de Chaves e a Associação Projecto Enraizarte conseguiram aprovação do ensino oficial dos instrumentos de Gaita-de-Foles e Percussão Tradicional. Para comemorar este feito dia 20 de Agosto foi dia de festa com o evento “IDENTIDADES”.

Após três longos anos de batalha a Academia de Artes de Chaves (AAC) e a Associação Projecto Enraizarte conseguiram a inclusão dos instrumentos de Gaita-De-Foles e Percussão Tradicional no âmbito dos cursos básicos e secundários do Ensino Artístico Especializado de Música.

Assim, a AAC torna-se a primeira e única escola do país autorizada a leccionar gaita-de-foles e percussão tradicional na disciplina de instrumento da componente de formação técnica do plano de estudos do Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão. Para Marcelo Almeida da Associação Enraizarte esta é uma vitória da cultura transmonta. “ Uma vitória enorme para a Academia de Artes de Chaves, para o Projecto Enraizarte e acima de tudo para Chaves e para toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Somos a primeira e única escola neste momento. A partir daqui todas as escolas podem pedir a excepção e ter o ensino da gaita-de-foles e a produção tradicional certificada e financiada. Para celebrar este feito foi uma loucura porque foi em cima do joelho mas conseguimos a real festa transmontana”, refere Marcelo Almeida.

Artigo para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário