Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Escola profissional de arte de Mirandela é referência mundial
  • Procure um artigo

Escola profissional de arte de Mirandela é referência mundial 

IMG_7731

Criada há 26 anos, a ESPROARTE já se afirma como um autêntico “viveiro” de jovens músicos com talento de classe internacional. Esta escola profissional de arte conseguiu contrariar aqueles que entendiam que estava mais vocacionada para os grandes centros.

“A criação desta escola foi uma pedrada no charco nesta vertente do ensino profissional de música que praticamente não existia”. É desta forma que o Director Pedagógico da ESPROARTE justifica o nascimento deste projecto, em 1990, através de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Município de Mirandela, com os cursos a serem financiados pela União Europeia.

“É um excelente exemplo daquilo que deve ser o aproveitamento de fundos comunitários”, adianta José Francisco, reforçando a ideia que a interioridade não teve reflexos negativos neste caso. “Conseguimos contrariar aqueles que entendiam que estava mais vocacionada para os grandes centros”, diz.

A escola tem actualmente cerca de 160 alunos, do 7º ao 12º ano de escolaridade, oriundos de 26 concelhos da região transmontana que frequentam o curso básico de instrumento, de instrumentista de cordas e de tecla e de instrumentista de sopro e de percussão.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário