Festa do Sol – Outeiro de Lesenho

A Associação Ambiental e Cultural Celtiberus, sediada no Boticas Parque Natureza e Biodiversidade, promove pelo 4º ano consecutivo a “Festa do Sol – Outeiro de Lesenho” , uma iniciativa que já se tornou uma marca da região e pretende promover o território, a sua cultura, a sua identidade e honrar o seu passado.
 
A festa consiste numa caminhada que tem como destino o Castro Outeiro de Lesenho onde os caminheiros são convidados a observar o pôr do sol, a mais de 1000 m de altitude, na companhia da replica da estátua do Guerreiro Galaico encontrada neste mesmo local e presente no Museu Nacional de Arqueologia, sendo um dos achados arqueológicos mais importares no que diz respeito a este período da história. 
 
A música ao vivo e a recreação histórica irao estar sempre presentes ao longo da caminhada levando os participantes no imaginário de outros tempos, quando Romanos e Castrejos habitavam a região. Estes estarão também acompanhados pela gastronomia típica de Boticas  e a animação que nos caracteriza.
 
As novidades para 2018 estão desde logo no ponto de encontro dos caminheiros com início em Carvalhelhos no recinto da Festa Castreja – Pacto Barrosão que este ano se realiza nos dias 9 e 10 de junho. A caminhada termina no mesmo local de partida podendo os caminheiros  entrar no espírito da festa e assistir aos concertos e espectáculos de fogo.
 
O percurso da caminhada tem passagem pelo Boticas Parque – Natureza e Biodiversidade  e ruma até Lesenho, numa caminhada de cerca de 12km, com os respectivos reforços energéticos barrosões. Depois de observar o por do sol num ambiente único no cimo da serra a organização dispõe de transfere de autocarro para Carvalhelhos onde a festa continua.
 
Este ano a organização disponibiliza também de  espaço para acampamento no Boticas Parque para quem quiser ficar por Boticas e não perder nada da Festa Castreja.
 
Um Fim de semana diferente que promete muita animação e recriação histórica por terras Barrosãs.
 
A Festa do Sol conta com a parceria do Projecto Raízes e o apoio de entidades tais como o Município de Boticas e o Ecomuseu de Barroso.

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS