Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Cultura » Festival de Teatro arranca a 5 de março com a presença de José Luís Peixoto
  • Procure um artigo

Festival de Teatro arranca a 5 de março com a presença de José Luís Peixoto 

FOTO DE ESPETÁCULO À MANHÃ

À Manhã, de José Luís Peixoto, é o primeiro espectáculo a subir ao palco da Casa da Cultura Mestre José Rodrigues no âmbito do Festival de Teatro, que começa no próximo domingo em Alfândega da Fé. A iniciativa conta com a presença do autor, José Luís Peixoto, que vai estar em Alfândega da Fé para a abertura do Festival. O escritor vai estar, a partir das 14h30, à conversa com as gentes da terra numa tertúlia que incluirá também uma sessão de autógrafos.

Escrita em 2005 e publicada em 2007 no livro intitulado Cal, uma colectânea de crónicas, poemas e teatro, À Manhã retrata o quotidiano do mundo rural. Adaptada para teatro pela Filandorra-Teatro do Nordeste a peça regressa à Casa da Cultura, cinco anos depois da sua estreia neste espaço cultural. À Manhã é resultado de um residência artística que a companhia de teatro realizou durante 2011 no concelho. Ao longo de cerca de 2 meses, a Filandorra percorreu o concelho num contacto directo com os idosos, com o seu modo de vida, o seu linguajar próprio num processo dinâmico para a construção de personagens e de todo o ambiente cénico que serve de base ao espectáculo. O resultado é uma obra adaptada à realidade local, mas que é também um alerta para problemas como o despovoamento e envelhecimento da população.

É com esta temática que tem tanto de preocupante como de actual que se dá início à 5ª edição do Festival de Teatro de Alfândega da Fé. A iniciativa é organizada pela autarquia local e durante os domingos do mês de Março vai levar o teatro à Casa da Cultura Mestre José Rodrigues. Depois de À Manhã, segue-se, a 12 de Março, Só Visto, uma produção do Fórum Boticas, a 19 de Março a Birra do Morto, levada à cena pela Tamaranto e a 26 de Março Bailado Russo, pelo Teatro Experimental Flaviense.

Adicionar comentário