Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » O que se passa em Trás-os-Montes e Alto Douro » Fumeiro gera negócio de seis milhões em Vinhais
  • Procure um artigo

Fumeiro gera negócio de seis milhões em Vinhais 

IMG_5181

A organização da Feira do Fumeiro de Vinhais está apostada em aumentar os negócios gerados em torno deste produto e um dos caminhos é a diversificação da utilização do Fumeiro na cozinha moderna.

De 9 a 12 de fevereiro Vinhais volta a ser palco do maior evento gastronómico do Norte do país. Mais de 70 mil visitantes passam anualmente por este certame, onde são vendidas perto de cinco toneladas de fumeiro certificado.

A certificação, que é garantia de rigoroso controlo e qualidade, associada ao saber-fazer secular, à carne de porco de raça Bísara e ao inconfundível sabor do Fumeiro de Vinhais, são as razões do sucesso deste produto, em torno do qual se gera, anualmente, um volume de negócios na ordem dos seis milhões de euros (na venda direta do Fumeiro de Vinhais e na economia associada ao setor).

O negócio que efectivamente acontece é gerador de uma procura crescente deste evento. Este ano marcam presença perto de meio milhar de expositores, sendo que mais de 100 foram excluídos unicamente por falta de espaço físico e impossibilidade de alargamento.

Mesmo não existindo a possibilidade de alargamento do espaço os promotores da Feira do Fumeiro, uma vez mais, tiveram a preocupação de reorganização a Feira, garantindo maior conforto ao visitante e dando mais visibilidade ao Fumeiro, aos produtos Gourmet (produtos regionais de elevada qualidade) e também à cozinha.

A cozinha é, alias, a grande novidade deste ano. Ao longo do certame um chefe de cozinha, Óscar Gonçalves, vai realizar diversas sessões para mostrar às pessoas novas formas de confecionar o fumeiro. A ideia é garantir e respeitar a qualidade e o sabor tradicional mas introduzir alguma inovação na sua utilização e confeção até a pensar numa cozinha mais prática e esteticamente mais agradável e atrativa.

“Rocher de Alheira de Vinhais”, inovação e qualidade

Um dos produtos a apresentar nestas sessões de showcooking é o “Rocher de Alheira de Vinhais”. Uma criação do chefe Óscar Gonçalves, que usa na confecção produtos regionais diversos, mas que tem como ingrediente principal a Alheira de Vinhais (IGP). A marca está em processo de registo e vai ser propriedade da Associação de Criadores de Suínos de Raça Bísara, já detentora das marcas de certificação de todos os produtos de Fumeiro de Vinhais (Salpicão de Vinhais (IGP), Chouriça de carne de Vinhais (IGP), Alheira de Vinhais (IGP), Butelo de Vinhais (IGP), Chouriço Azedo de Vinhais (IGP), Chouriça doce de Vinhais (IGP) e Presunto de Vinhais (IGP)).

O “Rocher de Alheira de Vinhais” é um bombom de alheira com recheio de castanha, coberto com amêndoa e “banhado a ouro”.

Adicionar comentário