Jorge Sales Golias

DITOS DEZIDEIROS – Provérbios Mirandeses

 

Febreiro bendiu le dous dies a márcio por ua malga de caldo

O último livro de Amadeu José Ferreira (AJF), o “pai” do mirandês, presidente da Associaçon de Lhéngua Mirandesa (a 2ª língua oficial de Portugal) está nas bancas carregado de provérbios, cinco mil, para memória futura, como mais uma contribuição para o património imaterial das terras de Miranda.

AJF vai assim constituindo uma obra monumental em prol de uma cultura específica, que se firma em torno se uma língua que ele teima em divulgar tornando-a acessível a todos os seus leitores.

Foi assim com o livro bilingue Tempo de Fogo, ou La Bouba de La Tenerie, em mirandês, excecional romance, de leitura absorvente, de conteúdo histórico, desenhado com larga imaginação.

O livro foi lançado na Casa se Trás-os-Montes, em Lisboa, em Dezembro p.p. e apresentado pelo presidente da Associação Internacional de Paremiologia, Dr. Rui B. Soares, que sublinhou a importância deste testemunho cultural num tempo em que a transmissão de valores culturais deixou de pertencer ao núcleo familiar para passar para a Escola.

O editor António Baptista Lopes, da Âncora Editora, apresenta o autor, seu amigo, como um homem de qualidades raras, das quais destaca o trabalho e a bondade, a inteligência e a criatividade.

AJF sublinha o facto de as gerações antigas aprenderem os valores através dos provérbios que constantemente os mais novos ouviam de seus pais e avós que, para tudo, tinham sempre à mão um justo dito popular.

E ressalvando o facto de muitos destes provérbios poderem ser usados noutras terras, escreve: “Eiqui cunsídram-se como mirandeses ls ditos que son ousados pula giente de la Tierra de Miranda, sin tener na cuonta se son solo usados alhá”.

Amadeu, com manifestas dificuldades físicas, atende todos e a todos dedica umas palavras escritas, seladas pelo seu abraço fraterno.

An febreiro anda l gato namorado.

Artigos Partilhados

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS