Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » Cultura » José Braga-Amaral lança novo romance histórico
  • Procure um artigo

José Braga-Amaral lança novo romance histórico 

13090069_10205649059376820_2134978931_n

A comemorar os 25 anos de carreira literária, José Braga-Amaral edita a sua 30º obra “A PLEBEIA”, um romance histórico que começa e acaba no Douro, uma homenagem às mulheres da República um pouco por todo o país e com rigor histórico passa ainda por Porto e Lisboa, mas também Chaves e Galiza, Brasil e Cabo Verde.

“A Plebeia” começa e acaba em 5 de Outubro de 2010 e descreve todo o período entre 1879 e 1926, ou seja, o final da Monarquia e toda a primeira República. Começa e acaba no Douro mas passa por quatro países: Portugal (Douro, Porto, Lisboa, Chaves, e outras cidades), Galiza, Brasil e Cabo Verde). É uma homenagem às mulheres que tão importantes foram por todo o interior de Portugal para a implantação da República.

“Este é um período da nossa História em que eu gostaria de ter vivido. Por outro lado vivi e convivi durante 11 anos numa quinta e numa família tradicional do Douro. Finalmente é uma tentativa de repor alguma justiça no que foi esse período. Foram 18 meses de investigação para obter o rigor histórico necessário”, explica à Raízes o autor.

Para o futuro José Braga-Amaral conta lançar dois livros, um infantil e outro romance passado nos dias de hoje.

“A minha vida é escrever, por isso os projectos para o futuro passam por aí. Tenho já um livro de literatura infantil pronto e há um novo livro a chegar. Um romance bem diferente e passado nos nossos dias. Questionar a vida hoje é o cerne deste novo livro. As crónicas do meu desassossegado sossego serão um projecto a começar quando calha no facebook, quiçá em livro um dia. No fim de cada livro é preciso parar para pensar”, refere o escritor.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário