Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Histórias e Lendas » Lenda da Moura da Ponte de Chaves
  • Procure um artigo

Lenda da Moura da Ponte de Chaves 

~1486821306~Ponte Romana 1

Nesta edição mergulhamos numa história da cidade flaviense. Conta-se que depois da retoma de Chaves pelos Mouros foi um guerreiro que ficou a tratar  ficou a tratar do castelo. Uma história de uma moura que foi encantada debaixo do terceiro arco desta ponte.

Conta-se que uns anos depois dos cristãos iniciarem a conquista da região de Chaves, tendo mesmo atacado a cidade, o alcaide e seu filho encabeçaram a resistência moura e a defesa do castelo.

Numa tarde de Primavera a sobrinha do Alcaide, cujo o nome não conseguimos apurar,  enquanto apreciava os combates que decorriam no castelo de Chaves encantou-se por um belo guerreiro cristão. Este que ganhava com os seus homens cada vez mais posições no castelo.Não foi só ela que reparou nele,  no mesmo instante, surpreendido, o guerreiro parou a ofensiva e não tirava os olhos da moura.

Aproximou-se dela e questionou a presença de uma tão bela mulher num triste espectáculo daqueles e perguntou-lhe também se estava sozinha naquele local de tantos homens.  Foi aí que ela respondeu que vivia com o tio, alcaide do castelo. Prontamente o guerreiro mandou levá-la para o seu acampamento.

Uma enorme surpresa para o seu tio que ficou desolado com a paixão da sua sobrinha por um inimigo cristão. Desolado com esta partida da moça ficou também Abed,  um rapaz a quem lhe tinha sido prometido ficar com a bela jovem.

Entretanto o castelo acabou por ser tomado pelos cristãos, contudo, a jovem moura manteve-se refém deles e passou a viver feliz com o cavaleiro que a raptara.

A ponte

Abed nunca lhe perdoou ela ter partido, apesar de a jovem nunca lhe ter prometido ficar com ele, tinham passeado inúmeras vezes pelas redondezas do castelo e passaram momentos muito agradáveis. Magoado com este este desgosto de amor e restabelecido de um ferimento de guerra, voltou a Chaves disfarçado de mendigo.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário