Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Cultura » Lino Silva expõe na Casa do Careto
  • Procure um artigo

Lino Silva expõe na Casa do Careto 

Photo © Lino Silva 2015-6198-2site

Integrado no programa do Entrudo Chocalheiro 2017, em Podence, concelho de Macedo de Cavaleiros, vai estar patente na Casa do Careto, uma exposição de fotografia de Lino Silva, intitulada “Alma Podence”.

O fotógrafo Lino Silva acompanhou o Entrudo Chocalheiro com a sua máquina fotográfica a convite do presidente da Casa do Careto, António Carneiro.

“As fotos foram tiradas em 2015 e 2016, durante as celebrações do Entrudo Chocalheiro na aldeia de Podence, depois de ter aceite o convite feito pela organização para fotografar o evento. Este convite abriu-me as portas ao lado mais reservado e místico dos caretos, a que poucas pessoas externas à aldeia tem acesso”, explica à Raízes Lino Silva.

Uma tradição secular e genuína mantida pelos nativos de Podence que o fotógrafo transformou agora em exposição. “. É de louvar o facto de a maioria dos Caretos viverem e trabalharem no estrangeiro, e de reservarem as suas férias grandes para na altura do Carnaval para poderem estar presentes no evento, encarnando a máscara, animando a festa e mantendo a tradição viva. A tradição é passada de geração em geração, fotografei caretos de 5 anos e caretos de 60 anos, todos com o mesmo espirito”, refere o fotógrafo

A exposição estará disponível para o público em Fevereiro, acompanhando as celebrações do entrudo de 2017, na Casa do Carreto em Podence. Estará patente até ao mês de Agosto.

Na casa do careto encontra:

Para além da exposição de Lino Silva neste espaço encontra-se o registo da tradição carnavalesca da aldeia de Podence, associada aos Caretos, representada nas telas das pintoras Graça Morais e Balbina Mendes e nas fotografias de António Pinto e Francisco Salgueiro.
Estão expostos os fatos, os chocalhos, as máscaras e toda a indumentária destas figuras sedutoras e enigmáticas, assim como os únicos seres que os Caretos respeitam nas suas tropelias, gritarias e chocalhadas no Domingo e Terça-feira de Carnaval, as marafonas.

Adicionar comentário