Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Gente de Cá » Mirandelense em programa da SIC
  • Procure um artigo

Mirandelense em programa da SIC 

13962520_10154441282489732_4711261610426513035_n

O pasteleiro Telmo Moutinho é agora jurado no novo programa dos domingos à noite da SIC “Best Bakery – A Melhor Pastelaria de Portugal”, que vai dar a conhecer o lado adocicado do nosso país. Com menos de trinta anos Telmo já trabalhou com alguns dos chefes mais conceituados do mundo. A missão agora é percorrer o país de norte a sul e ilhas em busca daquela que será considerada a melhor pastelaria nacional. Na equipa está a actriz Ana Guiomar e o também pasteleiro Luca Arguelles. O programa arranca já este mês de Outubro e promete criar água na boca.

Telmo sabia que o seu futuro passava pela cozinha mas foi mais tarde que percebeu que a sua praia era mesmo a pastelaria. Com 29 anos o mirandelense é já uma referência na pastelaria mundial. Trabalha em Lisboa no restaurante “Alma” que pertence ao chef Henrique Sá Pessoa. “Estou a gostar muito de trabalhar aqui, as técnicas foi em França que as encontrei e com o Henrique que é viciado em sabor, tenho aperfeiçoado a minha arte. A reabertura do “Alma” correu muito bem, está a ser um sucesso. Agora é esperar por Novembro para saber se seremos galardoados com uma estrela pelo famoso guia Michelin.”, refere Telmo Moutinho.

Novo desafio da SIC

O pasteleiro é agora jurado no novo programa dos Domingos à noite da SIC Best Bakery – A Melhor Pastelaria de Portugal”, que vai dar a conhecer o lado adocicado do nosso país. Produzido pela Shine Iberia e com estreia marcada para este mês o programa é o formato que vai de norte a sul e ilhas em busca daquela que será considerada a melhor pastelaria nacional.

Telmo foi contactado pela produtora, fez casting, foi escolhido e aceitou este novo desafio que está a adorar. “É uma oportunidade única e muito enriquecedora, mais uma experiência diferente em que tenciono tirar o maior partido dela e dar o meu melhor. Não se trata apenas de provar bolos, há técnicas, histórias, memórias, sensações e muito mais”, confessa Telmo.

Como funciona o Best Bakery?

“O formato do programa é muito interessante, vamos percorrer todas as regiões do país, em cada uma visitamos quatro pastelarias. Numa primeira fase vamos tirar a primeira impressão (ambiente, localização, a paixão transmitida e provamos qualquer coisa ao acaso), numa segunda visita a cada pastelaria pedimos para nos mostrarem como produzem a sua especialidade ou produto estrela e depois provamos, é neste momento que lhes lançamos um desafio final de apresentarem num local neutro um produto à nossa escolha, por exemplo um Mil Folhas e é pedido que seja dado um toque especial e diferenciador. Portanto passa uma equipa de cada região para a semifinal onde as provas estão ainda por definir, e quem passar das semifinais passará à grande final”, explica o jurado do novo programa da SIC.

 Um doce e brilhante percurso

A arte de fazer doces abençoou Telmo Moutinho que nasceu em Mirandela há 29 anos. Da Escola de Hotelaria e Turismo de Carvalhais seguiu a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Óbidos, onde os professores rapidamente lhe traçaram um futuro luminoso na arte de fazer doces. Foi lá que conheceu Andreia Luís, hoje sua mulher, e no final do curso, trabalharam um ano em cozinhas portuguesas de renome, como a de Luís Baena e Leonel Pereira. O casal quis uma experiência lá fora e passaram por Itália, estiveram precisamente em Roma no Terrazza dell’ Eden, um conceituado restaurante.

Artigo para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário