Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Modelos prevêem ataque da mosca-da-azeitona
  • Procure um artigo

Modelos prevêem ataque da mosca-da-azeitona 

mosca

Devido às temperaturas que se registaram este ano, a azeitona foi assolada pela mosca-da-azeitona. A investigadora do Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-ambientais e Biológicas (CITAB) da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Fátima Gonçalves, recuperou dois modelos de previsão do ataque da praga da sua tese de doutoramento, garantindo assim um combate rápido barato e eficaz.

O “Modelo de Somas de Temperaturas” diz ao olivicultor baseado nas temperaturas registadas em que fase de desenvolvimento se encontra a praga, permitindo assim que atempadamente faça o tratamento adequado. “Ele simula que é o insecto e quando o agricultor ou o técnico vai introduzindo no modelo as temperaturas diárias que ocorrem e ele vai dizendo em que fase de desenvolvimento o insecto está. Assim é possível prever e intervir mais oportunamente contra o insecto”, explica a investigadora.
Para utilizar este método basta ter um computador ligado a estações meteorológicas que devem ser instaladas numa zona que, em termos climáticos, seja representativa de uma dada mancha de olival.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário