Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Nos dias 17 e 18 de Setembro conheça o Vale do Tua a caminhar
  • Procure um artigo

Nos dias 17 e 18 de Setembro conheça o Vale do Tua a caminhar 

04260027

Descubra a beleza natural do território transmontano pelo seu próprio pé

Mirandela e Vila Flor são os primeiros dos cinco municípios (Alijó, Carrazeda de Ansiães e Murça) que integram o Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT), a implementar percursos pedestres, que convidam a conhecer este território, simplesmente, caminhando.

Estes percursos vão ser oficialmente inaugurados, com a realização de caminhadas, nos dias 17 e 18 de Setembro.

“A estratégia do Parque é implementar um percurso por cada município”, refere o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, promotora do investimento, acrescentando que estas infra-estruturas, “devidamente homologadas”, se inserem na estratégia promocional do PNRVT, “sustentada no turismo de natureza”.

As caminhadas sugeridas, para além da vertente desportiva e de promoção da saúde, oferecem a oportunidade de descobrir algumas particularidades deste território, de contactar com a população local e de observar, a partir de pontos privilegiados a espectacularidade do Vale do Tua.

DSC_5690

Começando pelo PR4 “Trilho do Vale do Tua”, com partida na estação de Abreiro, é possível passar, por exemplo, pela Ponte do Diabo, caminhar pela serra e observar a beleza da paisagem, caminhar lado a lado com o rio Tua.

Optando pelo PR 5 “Trilho de Santa Catarina”, com início e fim no Museu Dr. Adérito Rodrigues, encontra-se, como Ponto de Interesse, o lugar conhecido como Santa Catarina ou Poço dos Mouros, um antigo povoado, a caminhada continua pela Serra e permite uma visão 360 graus sobre aquela zona envolvente do rio Tua.

Estes dois percursos, ambos no concelho de Mirandela, representam uma caminhada de 17 quilómetros.

DSC_5691

O percurso de Vila Flor, o PR 1 Trilho do Tua Vieiro- Freixiel, com 27 quilómetros, também começa na estação de Abreiro e segue em direcção ao Vimeiro, onde é possível visitar a velha escola primária que hoje exibe trabalhos da conhecida pintora Graça Morais. Já em Freixiel o Pelourinho e a Forca são os maiores motivos de interesse. Todo o percurso garante paisagens deslumbrantes que tornam a caminhada mais agradável.

A partida da estação de Abreiro para dois dos percursos já se insere numa lógica de complementaridade e facilidade de comunicação, aguardando a regresso do comboio àquela velha estação.

A apresentação destes percursos é complementada com a realização de workshops. No dia 17 às 16h30m tem Workshop “Caminhar – Passo a Passo”, Pedro Cuiça (Abreiro); no dia 18 às 16h30m Workshop “Fotografia na Natureza”, Cláudia Damas (Vieiro).

Esta iniciativa está aberta à população em geral. As inscrições podem ser efectuadas nos Postos de Turismo de Mirandela e Vila Flor que integram o PNRVT (Sem transporte-3,5€/com transporte-5€) e enviadas para geral@naturthoughts.com até às 17h00 do dia 16 de Setembro.

Adicionar comentário