Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Setembro 19, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » O encanto com a natureza continua em Vila Flor
  • Procure um artigo

O encanto com a natureza continua em Vila Flor 

IMG_0182

No dia 18 de Setembro foi inaugurado o “Trilho do Tua – Vieiro – Freixiel”, este um pouco mais exigente e classificado como difícil mas que pode optar por dividir em vários percursos. Podendo desfrutar de uma paisagem fabulosa e da visita ao património singular como é o caso da Escola – Centro de Convívio e Memória com uma sala dedicada à pintora Graça Morais ou a Igreja Matriz do Vieiro. Já em Freixiel pode visitar a antiga Forca, classificado como imóvel de interesse público. Acha que é pouco? Então venha connosco conhecer este percurso.

Trilho Vale do Tua – Vieiro – Freixiel

Também este trilho se inicia junto ao painel informativo localizado na antiga estação de caminhos-de-ferro de Abreiro.

Ouve-se mais uma vez todos os cuidados a ter na caminhada, caminheiros informados são caminheiros seguros e conscientes. Fazem-se os exercícios básicos de aquecimento e toca a agarrar nas mochilas e máquinas fotográficas para começar a caminhar, descobrindo assim passo-a-passo a poder mágico da natureza.

O trilho segue até à aldeia de Vieiro e a primeira paragem é Escola – Centro de Convívio e Memória com uma sala dedicada à pintora Graça Morais, onde se podem ver expostos alguns dos seus quadros que retractam a essência do mundo rural.

Segue-se pelo centro da aldeia e é notória a arte de bem receber destas gentes, pois, não há ninguém que passe pelo grupo sem dar as boas horas e algumas palavras mais.

Pode visitar a igreja Matriz de Vieiro, a Capela de São Tomé e ainda o Cruzeiro. O trilho segue rumo a Freixiel mas para lá chegar é preciso ir “atacar” a Serra Tinta, aqui vamos com calma. Suba devagar para não perder “pitada” da fauna e flora lá existente.

Sobe-se, seguindo a sinalização do percurso atentamente e chega-se ao Miradouro da Serra Tinta. Aí, pare, olhe à sua volta e escute a natureza, reflicta sobre a essência da vida e veja que tudo se torna mais fácil. Ao longe consegue avistar o santuário de Nossa Senhora da Assunção, que atrai milhares de fieis todos os anos. Não se esqueça de guardar as imagens não só na sua cabeça mas registe-as também com a máquina fotográfica ou mesmo com o telemóvel.

Chegados a Freixiel, visite a capela de São sebastião, a Fonte Romana, a Igreja de Santa Maria Madalena e o Pelourinho, classificado como Imóvel de Interesse Público. Assim conhece um pouco da história destas gentes transmontanas.

É hora de seguir rumo à Forca, um monumento também classificado como Imóvel de Interesse Público. Aqui pode ler o painel informativo que explica o que outrora aqui aconteceu. Onde se condenava à forca pelos mais diversos e inexplicáveis crimes. Uma bizarra prática que pode ver lá documentada.

O percurso termina no ponto inicial a Estação de Comboios de Abreiro mas ainda vai passar por lugar incríveis como é o miradouro do Rio Tua, onde se avista o rio Tua e as suas deslumbrantes margens que nos convidam a um belo mergulho.

Com um grupo de amigos, família ou mesmo sozinho este é um trilho a não perder.

 

Grau de dificuldade: Difícil

Época aconselhada: O percurso pode ser efectuado em qualquer época do ano, devendo apenas ter em atenção à elevadas temperaturas de Verão e as baixas do Inverno.

Adicionar comentário