Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Transmontanos Mundo Fora » Obra compila 62 jogos tradicionais ancestrais
  • Procure um artigo

Obra compila 62 jogos tradicionais ancestrais 

siiiiiiite

“Jogos Tradicionais das Terras de Miranda/Jogos Tradicionales de las Tierras de Miranda” é uma obra da antropóloga Mónica Ferreira que compila 62 jogos recolhidos pelas aldeias do concelho de Miranda do Douro, ilustrados com fotografias.

Estruturada em jogos infantis e jogos de adultos, escrita em português e em mirandês, pretende “contribuir não só para a difusão da língua mirandesa, mas também para a preservação e divulgação destes nossos jogos tradicionais pertencentes a um vastíssimo património que os nossos antepassados deixaram no nosso concelho, o concelho de Miranda do Douro e que corre o risco de desaparecer”, refere a autora Mónica Ferreira.

Não se conhece a origem de muitos jogos contidos nesta obra. “Muitos não sabemos precisar quando tiveram início mas posso dizer-lhe que são jogos ancestrais e que foram transmitidos de gerações em gerações. Lúdico-didácticos pois com a sua prática aprendíamos a contar, dividir, somar, partilhar e sobretudo a socializar”, acrescenta a antropóloga.

Artigo para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário