Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » Histórias e Lendas » Origem do nome Freixo de Espada à Cinta
  • Procure um artigo

Origem do nome Freixo de Espada à Cinta 

Aquário Camões Julho 2010 154

São várias as lendas que pretendem justificar a toponímia da vila de Freixo de Espada à Cinta e todas têm algo em comum: uma espada de cavaleiro e um Freixo (árvore da família das oliveiras). Nesta edição damos a conhecer duas delas.

Segundo o livro “Os Pelourinhos de Traz-os-Montes – Freixo de Espada à Cinta” de Silva Leal, reza a lenda que um cavaleiro cristão, perseguido por mouros, viu-se em grande perigo de ser atacado e morto pois encontrava-se sozinho e sem protecção. Vendo os inimigos a aproximarem-se, atou a sua espada a um Freixo e camuflou-se entre os ramos, esperando um milagre.

A sua fé recompensou-o, pois, os perseguidores, ao verem aquela imponente árvore armada de espada, começaram a fugir em debandada tal era o medo do Freixo de Espada à Cinta.

Outra lenda disponível no Centro de Estudos Ataíde Oliveira conta que o filho de D. Dinis, o príncipe D. Afonso, mais tarde, D. Afonso IV, sétimo rei de Portugal, movido de ciúmes pela amizade que o pai dedicava ao filho bastardo, D. Afonso Sanches, percorria as terras de Bragança, tentando colocar as populações contra o pai e exercendo represálias contra os que lhe permaneciam fiéis.

Sabendo disso, D. Dinis acorreu ao norte, acompanhado dos seus principais cavaleiros, para punir o filho rebelde e acalmar a região.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário