Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Paixão pela caça atrai monteiros de todo país à região transmontana
  • Procure um artigo

Paixão pela caça atrai monteiros de todo país à região transmontana 

Fotos porcos

Cerca de 120 monteiros, 15 javalis abatidos, tiros e muito convívio marcaram a montaria organizada pela Associação Clube de Caça e Pesca de Marmelos, São Pedro Vale do Conde e Bronceda, a poucos quilómetros da cidade de Mirandela. A Raízes acompanhou esta caçada que, apesar do frio, teve elevada participação.

Monteiros, vindos um pouco por todo o país, chegaram cedo à aldeia de S. Pedro Vale do Conde, no concelho de Mirandela, para mais uma caçada que prometia ser promissora.
Por volta das 9 horas já se viam os cumprimentos habituais entre os caçadores. Nem o frio e o nevoeiro cerrado fazem com que estes cerca de 120 amantes da caça deixem de participar. Fumeiro típico transmontano, queijo, pão e canja foram os ingredientes que compuseram o pequeno-almoço que lhes deu sustento até por volta das 17 horas, hora em que seguiram para o almoço convívio.
Entretanto, às onze horas começaram a chegar as carrinhas e tractores que se encarregaram de levar os monteiros até à mancha de terreno, com aproximadamente com 800 hectares, destinada à caçada.
Os caçadores dirigem-se às suas “portas” – lugar que lhes é destinado para caçar – aguardam pelo foguete, lançado por um membro da organização, que marca o início da montaria e de seguida os matilheiros soltam os seus cães para procurarem os javalis. Está muito frio mas a adrenalina de que possa a qualquer momento aparecer um porco selvagem leva os caçadores a manterem-se sempre atentos e concentrados, pois é preciso ter a espingarda em punho para acertar no animal.
Ouvem-se muitos tiros e latidos de cães durante as cerca de quatro horas de montaria, no final são 15 javalis mortos que chegam ao centro da aldeia para serem leiloados pelos monteiros.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário