Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Setembro 19, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Pistácio: oportunidade para Trás-os-Montes?
  • Procure um artigo

Pistácio: oportunidade para Trás-os-Montes? 

pistachios nuts

Muito se tem falado no pistácio como sendo uma cultura de grande rentabilidade, devido ao elevado preço pago pelo fruto seco e também como sendo favorável ao clima transmontano. Há já algumas candidaturas de projectos agrícolas a fundos comunitários submetidas para a sua plantação na região. Será esta produção a “galinha dos ovos de ouro” para Trás-os-Montes?

A Revista Raízes assistiu à sessão de esclarecimento da consultora agrícola, Espaço Visual – Consultores de Engenharia Agronómica, realizada em Mirandela, dedicada à cultura do pistácio, no passado mês de Maio.

Nessa sessão foi apresentada a Fruystach uma empresa, que segundo o CEO da Espaço Visual, José Martino, quer criar mais riqueza e postos de trabalho para combater a desertificação das regiões do Interior de Portugal.

“A ideia é privilegiar as zonas do Interior de Portugal, mais deprimidas e onde o clima é mais adequado à cultura do pistácio (frio no inverno e muito quente no verão), para produzir e exportar este fruto, contribuindo para gerar mais riqueza na região”, refere.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário