Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Cultura » Projecto artístico cria movimento criativo junto da população de Alfândega da Fé
  • Procure um artigo

Projecto artístico cria movimento criativo junto da população de Alfândega da Fé 

0049

Subiu a palco do Anfiteatro do Parque Verde, em Alfândega da Fé, no dia 25 de Julho a peça “A Visita”, um projecto artístico focado na população local e que teve como objectivo resgatar memórias da identidade cultural, quer individual quer colectiva, ao mesmo tempo que se criam localmente novas dinâmicas culturais.

A iniciativa surge do projecto Anatomia da Identidade e permitiu realizar um trabalho de pesquisa artística que resulta na adaptação de uma peça de teatro às tradições e vivências rurais.
Esta peça da autoria do dramaturgo Moncho Rodriguez, foi reestruturada para incorporar elementos característicos locais, como as expressões linguísticas, figurino, objetos e até mesmo músicas e sonoridades.
O projecto foi dirigido pelo ator Pedro Giestas e contou com a participação de várias pessoas que dão vida e som ao monólogo da personagem António que “visita seus parentes mortos, como se ainda presentes estivessem”. Uma história sobre um problema social sentido em especial pelas comunidades do interior do país, cada vez mais afectado pelo despovamento. A peça relata o confronto interior de um homem que sobrevive numa aldeia deserta, caído no esquecimento e onde também se esqueceram as tradições e a identidade cultural.
É no sentido de preservar memórias, tradições e a identidade local do território que o município de Alfândega da Fé se associou ao projeto Anatomia da Identidade, uma iniciativa que conta ainda com o apoio da fundação EDP.

Adicionar comentário