Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » O que se passa em Trás-os-Montes e Alto Douro » Projecto-piloto nas escolas do concelho para reforçar aprendizagem
  • Procure um artigo

Projecto-piloto nas escolas do concelho para reforçar aprendizagem 

A Câmara Municipal de Vila Real, preocupada com a aprendizagem nas áreas do património local, a educação para a saúde, ciência na escola e educação para a cidadania e valores, implementou o projecto-piloto “A Escolar”.

O projecto arrancou no passado dia 2 de Março e envolve quatro docentes, que estavam desempregados e foram contratados pelo município ao abrigo de um protocolo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
“A Escolar” vai intervir em contexto de sala de aula, onde a equipa do município vai trabalhar em articulação com os professores titulares, depois também no período pós-escolar, no âmbito dos serviços de apoio à família, e nas interrupções lectivas, como as férias da Páscoa e do Verão.
Na primeira fase, “A Escolar” vai atingir, nas salas de aula, 52 turmas e 1105 alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.
Este projecto vai ainda proporcionar experiências às crianças, tanto a nível da ciência como de visitas ao património histórico de Vila Real, como a Torre de Quintela ou a Sé, bem como dar a conhecer o património gastronómico como os tradicionais covilhetes, as cristas, pitos ou ganchas. Ao nível da saúde serão abordados temas como a higiene oral ou a educação sexual, num trabalho que será feito em colaboração com as equipas das unidades de saúde familiares do concelho.

Adicionar comentário