Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » Cultura » Reis é em Vale de Salgueiro
  • Procure um artigo

Reis é em Vale de Salgueiro 

REIS 2011 204site

Não se sabe ao certo a origem desta festa, nem as razões que levaram à realização da também conhecida  Festa dos Rapazes de Vale de Salgueiro mas é uma tradição popular muito acarinhada pela população. No entanto nos últimos anos o enfoque da comunicação social aponta sempre para a questão dos rapazotes fumarem deixando de lado o que de mais importante tem esta celebração. E afinal o que acontece nos dias 5 e 6 de Janeiro em Vale de Salgueiro?

Todos os anos é coroado um Rei, que com a sua família fica incumbido de organizar a festa do ano seguinte.Os preparativos da festa começam a 25 de Dezembro, dia em que o rei e a sua família colocam os tremoços de molho, que depois vão ser cozidos.

É o Rei que organiza a festa

A família do rei organiza a festa entre o Natal e o Ano Novo, depois dos tremoços é preciso comprar o vinho e também fazer a recolha do ouro pela aldeia. Com esse ouro emprestado é decorada a coroa do rei que pode atingir um valor elevado. A população garante que não há medo por parte de quem empresta, mas sim um sentimento de gratidão e orgulho por o rei usar uma peça da família.

Santo Estevão é o padroeiro

Cravos vermelhos são usados para decorar a igreja e o Santo Estevão, a ornamentação é da responsabilidade do rei e da sua família.

A festa começa a dia 5 de Janeiro

Ao fim do dia o rei e a sua família, amigos e jovens da aldeia reúnem-se na entrada de Vale de Salgueiro à espera do Grupo de Gaiteiros. Quando chegam é o arranque da festa e para o sinalizar é dada a primeira volta a todo o povo, com música e muita animação.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa

Adicionar comentário