Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Sejam bem-vindos ao Parque Natural Regional do Vale do Tua!
  • Procure um artigo

Sejam bem-vindos ao Parque Natural Regional do Vale do Tua! 

40-03

Deixe-se encantar por este autêntivo Vale Encantado a quatro quilómetros da cidade de Mirandela, os rios Rabaçal e Tuela que se juntam num abraço apertado e fazem nascer o Rui Tua. Ao longo de 40 quilómetros, este rio rasga a paisagem, rompendo serras, refrescando vales, até se unir ao Douro.

Esta é uma aposta na biodiversidade e nas potencialidades do Património Natural que também visa promover factores distintivos de cada um dos cinco municípios – Alijó, Carrazeda de Ansiães, Mirandela, Murça e Vila Flor – que fazem parte do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT).

Esta área protegida está no coração do Nordeste Transmontano, um verdadeiro santuário natural, reconhecido e classificado.

E o que é que este Parque tem?

- Tem 25 mil hectares de vida com uma natureza singular. A paisagem é diversificada e marcada por serras, planaltos e vales encaixado, pintada por uma flora riquíssimA onde mais de 1300 espécies subsistem. Nas encostas deste vale há prados e há escarpas, há vinhas e olivais, há amendoeiras, há bosques de sobreiros e há carvalhos.

- A fauna é também numerosa, por terra e pelo ar contam-se mais de 943 espécies, por água há um número indeterminado de invertebrados aquáticos, agrupados em 72 famílias. Para os apaixonados pela observação da natureza, existe um capítulo que com base em sete micro-reservas, com localização por GPS, permite observar a fauna e flora do Parque ao longo das diferentes estações do a

- Castelos, cruzeiros, abrigos rupestres, castros, museus, igrejas, capelas e santuários, que do cimo das serras estendem os seus mantos sagrados e protegem as populações ribeirinhas, regam e alimentam a sua fé e devoção.

-Tem gente que domina a arte do bem receber. Tem lendas, sons, sabores e cheiros que o vão deixar encantado por este Vale Encantado!

Adicionar comentário