Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Teatro para todos
  • Procure um artigo

Teatro para todos 

12967508_10204268041180898_6178635323327936653_o

Por Mogadouro é o teatro que vai às aldeias, a peça “Com piolhos e actores” é itinerante, vai ao encontro das pessoas espalhadas pelas 28 aldeias  e está precisamente em exibição até dia 29 de Maio.

A cultura ao alcance de todos é o objectivo do município de Mogadouro ao apostar na companhia de teatro da vila.Trata-se de uma iniciativa do município de Mogadouro, que quer levar o teatro a todas as aldeias do concelho, e desta forma, partilhar, com o população sénior (principalmente), espectáculos cénicos sem que este escalão da população se tenha de deslocar à Casa da Cultura de Mogadouro, ou outros espaços situados na sede de concelho”, explica à Raízes a Vereadora da Cultura e Turismo, Virgínia Vieira.

Este projecto pretende ser uma tentativa de construção de um teatro em espaço rural ou teatro de intervenção na comunidade, o que inclui o entendimento do que vem a ser uma comunidade contemporânea mas em espaço rural.

O encenador Rui Branco Silva é o mentor desta ideia diz ser certamente uma modalidade teatral difícil de definir, “tem como ponto de partida uma prática teatral ligada directamente com a natureza do público e da comunidade”. Em conjunto com o município de Mogadouro a ideia ganhou forma e ergueu- se um projecto de teatro rural, teatro para todos. “Pretendemos com este projecto, Teatro em espaço rural, dar ênfase às histórias pessoais e locais, partindo de um texto predefinido, levar artistas a 28 aldeias do concelho de Mogadouro, essas comunidades periféricas, desconhecendo de antemão sua realidade”, explica Rui Branco Silva.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário