Revista Raízes - Sempre perto de si.|Quinta-feira, Novembro 23, 2017
Você está aqui: Início » O que se passa em Trás-os-Montes e Alto Douro » Três estudantes da UTAD recebem prémio de Jovem Arquitecto Paisagista 2015
  • Procure um artigo

Três estudantes da UTAD recebem prémio de Jovem Arquitecto Paisagista 2015 

Pagina 24 (1)

A maior distinção existente em Portugal para estudantes de arquitectura paisagista, Prémio Jovem Arquitecto Paisagista 2015, foi atribuído a três alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), autores de um projecto inovador de requalificação do espaço urbano.
Os jovens premiados, Nélson Soares, Ricardo Bessa e Sérgio Oliveira, estudantes do curso de Arquitectura Paisagista da UTAD, prepararam originalmente um projecto para a participação no concurso público de ideias para estudantes “Seoul Urban Design 2013″, na Coreia do Sul. O desafio era a requalificação de uma zona de auto-estrada no centro da cidade de Seul e visava a sua devolução como espaço público.
A estratégia consistia na regeneração urbana através da implementação de um corredor verde articulado com o tecido urbano envolvente, até então segregado. Inclui o projecto de áreas residenciais, um complexo de distribuição, o parque linear, diferentes tipologias de corredores verdes, hortas urbanas, jardins de proximidade, pomares, estruturas, praças, entre outras.
O conceito “Slow Down Seoul” envolve a invocação dos cinco elementos no Parque Linear Wu Xing, mas centra-se sobretudo na procura por uma vida mais desacelerada, como oposição ao denso e intenso ritmo da cidade.
Este prémio é promovido pelo Jornal Arquitecturas e pela Vibeiras, e conta com o apoio da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas.

Adicionar comentário