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Túnel do Marão avança 18 metros por dia 

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Foi no Verão de 2009 que começaram as obras no túnel do Marão, mas foram suspensas por três ocasiões. Depois da última paragem de 42 semanas, os trabalhos decorrem agora naturalmente.

O túnel terá uma extensão de 5,6 quilómetros e será o maior túnel rodoviário do país e um dos maiores da Península Ibérica.

Devido ao maciço rochoso da Serra do Marão ser sobretudo constituído por quartzito, rocha de grande dureza, para abrir caminho pela rocha é necessário fazer 82 furos com cerca de 4,5metros de profundidade. Os furos engenhosamente feitos são preenchidos com 820 quilos de explosivos para ser feita uma implosão da rocha. Depois de acauteladas todas as condições de segurança, a rocha é transportada para fora do túnel por enormes dumpers que transportam cerca de 20 toneladas de cada vez. Nas quatro frentes a perfuração avança 18 metros por dia.

Está também a ser feito o revestimento definitivo do túnel em betão armado que avança 30 metros diariamente.

Joel Teixeira

Artigo para ler na íntegra na edição impressa.

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