Um cão de guarda competente

Francisco Ferreira tem 150 ovelhas e confia-as ao Shrek, um Cão de Gado Transmontano. Cumpre uma função pouco comum da raça além de as guardar, ainda as conduz para as pastagens tendo de atravessar uma açude do rio Tuela em Guribanes no concelho de Mirandela.

 

Enquanto cachorro, o Shrek vivia permanentemente com as ovelhas, o que fez com que ele se tornasse um verdadeiro líder do rebanho. Hoje com 6 anos é um verdadeiro “pastor”, guarda e ainda guia o gado para os pastos cercados até do outro lado rio. “Este cão cumpre com todo o rigor a função a que esta raça é destinada, ele sente-se útil e para mim é uma mais-valia muito grande. Estou descansado com ele”, explica Francisco Ferreira.

A estas tarefas este cão ainda junta uma outra que é a de guardar também a casa, um cão caracterizado pelo dono um bom guarda mas de comportamento muito tranquilo.

“Não deixa nenhum animal chegar ao seu rebanho, com as pessoas é extremamente dócil. As pessoas no Verão vão lá para o rio e ele passa por elas, cheira-as para lhe fazerem uma festa e segue o seu caminho”, acrescenta.

As ovelhas têm tanta ligação com o cão que o seguem para todo o lado. “Elas seguem-no para o bem e para o mal, porque quando o cão se lembra de abrir um buraco na cerca e sair elas saem exactamente pelo mesmo buraco e aí é uma carga de trabalhos”, conta, acrescentando que geralmente corre tudo bem e que tem o melhor guarda e “pastor” que podia ter, o Shrek.

 

 

 

 

 

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS