Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Novembro 21, 2017
Você está aqui: Início » Vou ali já venho... » Um Fim-de-Semana na Montanha
  • Procure um artigo

Um Fim-de-Semana na Montanha 

IMG_0284

Foram muitos os que nos dias 10 e 11 de Dezembro se atreveram a deixar a sua pegada nos trilhos pedestres da Serra de Bornes em Alfândega da Fé.

Os trilhos da Serra de Bornes, conhecida em tempos idos com serra de Monte Mel, voltaram a ser palco do evento, que se realizou no dia dedicado ao Dia Internacional da Montanha. O III Trail da Serra de Bornes teve início e fim na freguesia de Sambade, Alfândega da Fé. A iniciativa foi composta dois percursos competitivos: Trail para os mais corajosos com 25 km e um Mini Trail de 10 km e por uma caminhada. A manhã foi dedicada ao montanhismo, à descoberta de locais incríveis pela natureza.

Após o almoço convívio os participantes  tiveram oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre orientação por métodos expeditos, carta militar, ligação carta-terreno, bussola e navegação num Workshop de Orientação e Navegação.

Ao final do dia houve ainda uma Prova de Orientação Nocturna de precisão, pondo em prática os conhecimentos adquiridos no que diz respeito à navegação com recurso à Bussola.

O dia terminou com um tradicional Serão Transmontano à fogueira direito a queimada.

Segundo dia de aventura

No dia seguinte, a manhã iniciou-se com um Workshop de Sobrevivência. O objectivo principal desta formação de sobrevivência foi fornecer aos participantes técnicas de sobrevivência para este conseguirem lidar com situações e/ou condições imprevistas que possam surgir.

O Workshop foi dividido em dois módulos. No primeiro módulo abordou-se a psicologia da sobrevivência e no segundo as técnicas de sobrevivência (abrigos, clima, perigos, água, fogo).

O Fim de Semana na Montanha foi promovido pela Câmara Municipal de Alfândega da Fé  em parceria com empresa Naturthoughts, Turismo de Natureza. A iniciativa surgiu como forma de comemorar o Dia Internacional da Montanha, que se assinalou a 11 de Dezembro. A data foi instituída pela ONU como forma de sensibilizar e alertar para a importância das áreas de montanha, para as oportunidades e constrangimentos existentes ao seu desenvolvimento e fomentar a criação de parcerias para que permitam o desenvolvimento sustentável das montanhas e terras altas.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário