Um local único em pleno Santuário de Nossa Senhora da Assunção

As festas e romarias constituem motivos etnográficos e culturais de grande relevo no concelho de Vila Flor, como a romaria à Nossa Sra. da Assunção, em Vilas Boas com a tradicional procissão de 15 de Agosto.

Este é maior e o mais importante santuário Mariano de Trás-os-Montes onde se realiza, todos os anos uma das maiores romarias da região, cujo expoente máximo ocorre dia 14 e 15 de Agosto, com a procissão e conta com o novo Centro de Recepção aos Visitantes onde são feitas todas as celebrações.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Flor, Fernando Barros diz que esta era uma obra ansiada. “Este santuário é visitado por diversas dioceses para além da de Bragança, centenas de pessoas que chegavam aqui fizesse chuva ou sol, não tinham onde se abrigar e desfrutar deste local de culto religioso. Este espaço é um espaço de recepção aos visitantes, aos peregrinos que é em simultâneo polivalente, dá para celebrar, dá para conferências , ou até para encontros mas o fundamental é receber os visitantes ao santuário em qualquer altura de ano”, explica o autarca.

Uma procissão especial

A procissão é acompanhada por bandas de música, várias centenas de peregrinos e milhares de visitantes, o andor de Nossa Senhora da Assunção, carregado por cerca de 50 pessoas e acompanhado por figuras bíblicas, vai desde a aldeia de Vilas Boas até ao Santuário, numa distância de 2 km. Para além do carácter religioso, tem lugar neste Santuário que também é Miradouro, concertos musicais, fanfarras e arruadas e os tradicionais postos de venda de bebidas e petiscos.

O Santuário de Nossa Senhora da Assunção foi recentemente proclamado “Santuário Diocesano” pelo Bispo da Diocese Bragança Miranda D. José Cordeiro e foi nomeado reitor do santuário o padre Delfim.

 

Por Joana Martins Gonçalves

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS