Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Setembro 19, 2017
Você está aqui: Início » Transmontanos Mundo Fora » Um pasteleiro cinco estrelas
  • Procure um artigo

Um pasteleiro cinco estrelas 

2

Telmo Moutinho cresceu entre tachos e panelas em Mirandela. Sabia que o seu futuro passava pela cozinha, mais tarde percebeu que a sua praia era mesmo a pastelaria. Com menos de trinta anos já trabalhou com alguns dos chefs dos mais conceituados do mundo. Em Paris esteve na equipa de Joel Robuchon dos que tem mais estrelas no guia Michelin em todo o mundo. Alain Ducasse  proprietário de uma das mais pastelarias mais prestigiadas do mundo também foi seu patrão. Um currículo invejável de um transmontano que até já fez o bolo de aniversário da cantora Madonna.

Mirandela, Óbidos, Lisboa, Roma, Paris, Qatar e Mónaco. Fazendo um percurso de localização geográfica do pasteleiro Telmo Moutinho seria este. Em apenas 28 anos de vida já passou por todos estes locais e é já uma referência na pastelaria mundial.

Nasceu em Mirandela e passando a redundância “Filho de cozinheira sabe cozinhar”, talvez nem sempre mas neste caso teve influência e Telmo Moutinho já fazia as suas  experiências culinárias com cerca de seis anos. Foi crescendo, a paixão pode dizer-se que estava dentro dele e não hesitou em ingressar na Escola de Hotelaria e Turismo de Carvalhais na Cidade do Tua, tinhas na altura 18 anos. “Apesar de ser uma experiência enriquecedora percebi que a pastelaria era aquilo que eu mesmo gostava de fazer, puxava mais pela minha criatividade e quando soube da abertura de um curso na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Óbidos não hesitei e fui lá fazer a formação”, conta o pasteleiro que foi dos melhores alunos do curso.

Por lá brilhou aos olhos dos seu professores que perceberam rápido que o transmontano tinha um futuro promissor na arte de fazer doces, mas brilharam também os olhos da colega Andreia Luís, hoje sua esposa. Cruzaram-se neste curso e pode dizer-se que nunca mais se largaram até hoje. A cumplicidade entre os dois é notória, quando Telmo não consegue terminar uma frase é Andreia que o faz prontamente.

Saí da terra do chocolate pronto para aventura e com muita vontade de vencer, depois de uma passagem por Lisboa onde trabalhou com Leonel Pereira no Sheranton e ainda com o chef Luís Baena no Hotel Tivolli.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

 

Adicionar comentário