Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Histórias e Lendas » Um tesouro escondido no Castelo de S. Tomé
  • Procure um artigo

Um tesouro escondido no Castelo de S. Tomé 

Photo © Lino Silva 2015-0800

Não precisamos de percorrer muitos quilómetros por Trás-os-Montes e Alto Douro para conhecer uma nova história, uma nova lenda. Esta podemos dizer que saiu de debaixo de uma fraga na Serra do Cabreiro, em S. Tomé do Castelo, concelho de Vila Real. Parece que há por ali um tesouro ainda escondido…

Reza a lenda que por baixo de uma fraga na serra do Cabreiro, em S. Tomé do Castelo existe uma grande caverna cheia de tesouros, mas se está pensar ir já até lá tenha cuidado porque a mesma lenda também dá conta que na entrada da caverna estão três guerreiros bem armados, altos como gigantes, bastando uma só bofetada de qualquer um deles para o atrevido que por lá aparecer não ficar com vontade de entrar na caverna.

Para além dos tesouros há ainda uma moura…

Estes gigantes não guardam apenas o tesouro mas também a dona do mesmo, uma moura que segundo a lenda é formosíssima de sangue real, que ali está encantada há muitos séculos à espera do seu mosqueteiro para a salvar e a libertar um dia com os seus tesouros.

Alguns pastores de Águas Santas e de Vila Meã, freguesias vizinhas, dizem já ter visto por uma fresta da fraga a bonita moura a tecer num tear de ouro maciço, cheia de anéis, pulseiras e colares de diamantes como estrelas.

Artigo para ler na íntegra na versão impressa.

Adicionar comentário