Revista Raízes - Sempre perto de si.|Terça-feira, Setembro 19, 2017
Você está aqui: Início » Tema Especial » Vai um mergulho?
  • Procure um artigo

Vai um mergulho? 

rio de soeira

Quer ficar longe da confusão das praia do sul do país? Temos uma rota perfeita de locais únicos na região onde pode mergulhar e desfrutar da fantástica paisagem da região.

Rio de Soeira em Vinhais

Na Estrada Nacional 103 que liga Vinhais a Bragança, depois de passar pela aldeia de Vila Verde começa a descer para o vale do rio Tuela, até surgir uma ponte de cantaria de arco redondo da era do fontismo.
Poucos metros antes da ponte, estacione e aproveite para descer à praia fluvial para se refrescar. O rio Tuela tratou de fazer aqui uma pequena albufeira natural que é a delícia de muitos veraneantes.
A praia fica abrigada do vento e com boa exposição solar, propiciando águas tépidas e temperaturas bastante agradáveis para aqueles que gostam de ficar ao sol.

Praia Fluvial do Azibo em Macedo de Cavaleiros

A Praia Fluvial do Azibo A paisagem protegida da albufeira do Azibo é de uma beleza rara e incontornável. Aqui para além do valioso património natural e paisagístico encontra ainda um conjunto de infra-estruturas que permitem a realização de actividades de carácter desportivo, cultural, ambiental ou de simples lazer. Visitar Macedo é conhecer o Geopark Terras de Cavaleiros, um território reconhecido pelas redes de geoparques da UNESCO, detentor de singularidades que o distinguem e o afirmam turisticamente. O Geopark Terras de Cavaleiros é um desafio aos sentidos do turista, capaz de lhe proporcionar experiências gratificantes. Um desafio permanente, num território que além do Geopark, a UNESCO reconhece pela sua integração na Reserva da Biosfera Transfronteiriça, com a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, e tem em processo de candidatura a Património Imaterial a tradição cultural dos Caretos de Podence. O que pode por lá fazer? A natureza e a cultura das Terras de Cavaleiros são a principal inspiração para criação e realização de actividades que culminam em experiências diversificadas nas áreas do turismo activo/natureza, cultural, saúde e bem-estar. Se é mais aventureiro tem outras actividades mais radicais.

Praia Fluvial da Congida em Freixo

Situada na albufeira formada pela Barragem de Saucelle, junto à fronteira com Espanha, a praia fluvial da Congida tem amplos jardins relvados e uma piscina flutuante . Há ainda um parque infantil, um parque de merendas com churrasqueiras e um cais fluvial. Este último é o local de partida dos barcos do Douro Internacional, que percorre o rio Douro.
Aqui encontra um pequeno paraíso no Verão e onde se pode ficar nos bungalows das Moradias do Douro Internacional ora no alto de uma das arribas do Parque do Douro Internacional.

Praia Fluvial da Ponte de Maças em Vimioso

Junto da ponte que atravessa o rio Maças que liga Outeiro, no concelho de Bragança, a Pinelo, no concelho de Vimioso, existe este parque de merendas na margem do rio que aqui faz uma pequena albufeira para gáudio dos veraneantes.
A praia fluvial é espaçosa, com água de excelente qualidade para banhos.


Praia Fluvial de França em Bragança

Praia Fluvial no rio Sabor, na aldeia de França, no concelho de Bragança em pleno Parque Natural de Montesinho goza de excelente localização, contando ainda com um parque de merendas muito aprazível e bem apetrechado para a realização de piqueniques.

Adicionar comentário