Vanessa Pereira

Natal saudável e sustentável!

Aépoca das luzes cintilantes, dos mimos, da família, dos sorrisos, das prendas e do amor incondicional está quase a chegar! Tenho de admitir que ainda vibro com o Natal tal como quando era criança.
Nesta altura, qual é uma das nossas preocupações? Escolher a prenda ideal. Para mim, traduz-se naquela que faz o meu coração “sorrir”!
Este ano vou apostar em prendas “verdes”. Após a tragédia dos incêndios que deixou cicatrizes profundas na nossa paisagem, devemos adoptar um estilo de vida mais amigo do ambiente. Pretendo plantar a semente do pensamento ecológico em cada coração dos meus familiares e amigos. Eis a minha sugestão, vasos de plantas aromáticas (manjericão, salsa, tomilho…) ou mini árvores de fruto (mini laranjeira, mini limoeiro…). Estas são ofertas sustentáveis, úteis e perfumadas. Sempre que a pessoa as utilizar vai lembrar-se de si. Ficam bem na cozinha, sala ou nas varandas. Uma ideia engraçada é juntar cartões com receitas onde se podem usar essas plantas aromáticas! Quem as receber pode começar logo a temperar o Natal com os ingredientes que estão ali mesmo à mão! Os pratos típicos de Natal vão ficar ainda mais saborosos, coloridos e nutritivos.
Também sabemos que esta é uma época convidativa para excessos alimentares. Eu sei, resistir às (boas) tentações é difícil. Por isso, na hora de cozinhar, vamos pensar na saúde dos que mais amamos como demonstração do nosso carinho. Lembre-se destes truques simples, mas que fazem toda a diferença: comece por reduzir a quantidade de açúcar que utiliza nas receitas. Substitua o açúcar branco pelo mascavado, coco, stévia ou mel. O puré de maçã também é uma boa alternativa porque além de adoçar, intensifica o sabor. Se a receitar indicar leite, sugiro-lhe o uso de leite magro ou a troca por bebidas de soja, amêndoa, avelã ou coco sem a adição de açúcar. Nas receitas com natas, use a versão light ou iogurtes gregos naturais. Se não for possível utilizar na totalidade farinhas integrais ou as alternativas como a farinha de aveia e espelta, misture a integral com a refinada. Tenha nas mesas sempre à disposição snacks como fruta e frutos secos que são uma boa fonte de vitaminas e fibras. E claro, não podia faltar o alerta de ter atenção ao consumo de álcool. Opte pelo vinho tinto que, apesar de contribuir para o aumento do valor calórico da refeição, fornece fitoquímicos excelentes como o resveratrol e procianidinas. Beba com moderação!
Aproveite as tradições e vá até à Missa do Galo a pé. Não deixe que as comemorações natalícias comprometam a sua saúde.

Neste Natal, semeei a felicidade com o adubo do amor.
A todos um Feliz e Nutritivo Natal!

“Revista muito informativa e simples de ler. ”

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