Vencedora do Concurso de Fotografia “Click Transmontano”

Liliana Fernandes, a vencedora do concurso de fotografia da Revista Raízes, nasceu em Lisboa há 33 anos. Por motivos profissionais do seu pai veio parar a Trás os Montes, mais concretamente à cidade de Mirandela, onde cresceu e fez o ensino secundário. Após completar o 12º ano dedicou-se a uma licenciatura em Engenharia Biotecnológica no Instituto Politécnico de Bragança. Actualmente, desempenha função de assistente comercial da EDP.

A motivação para participar no desafio fotográfico, proposto pela Revista Raízes, teve como principal razão o incentivo dado pelo núcleo de amigos próximos, que já há muito acompanhavam esta sua paixão pela fotografia e a equipa da Farmácia Mascarenhas em Mirandela, com o qual partilha um projecto fotográfico.

Escolheu a fotografia da estação de comboios de Mirandela para integrar o concurso por ser um ícone histórico da sociedade mirandelense que, infelizmente, devido a um esquecimento, deliberado ou não, entrou numa decadência lenta e dolorosa, numa quase morte anunciada. Todos os comentários que a fotografia despertou, foram no sentido da saudade, das memórias que todos guardam, da beleza e imponência que este edifício representou outrora.

Há uma esperança, comum a todos,  de que as entidades competentes tomem iniciativa de reabilitar e dar uma nova vida à estação de comboios.

Liliana revela ainda que adoraria trabalhar na área da fotografia! Teria oportunidade de dar a conhecer outras realidades do mundo através de uma lente, eternizar momentos marcantes da vida, poder estudar e fazer formação nesta área.

É como um amor que entra devagarinho na alma, é um suspiro, que se solta a cada click, é uma procura sem fim daquela paisagem fantástica, é um vício que se estranha, mas que num ápice, se entranha no coração.

A Raízes felicita a vitória da Liliana Fernandes no concurso de fotografia!
Deixamos aqui outros registos fotográficos que Liliana quis partilhar!

A Raízes – Trás-os-Montes e Alto Douro em Revista é um projecto editorial generalista, de âmbito regional, cuja publicação periódica é mensal.

LER MAIS

SIGA A REVISTA RAÍZES NAS REDES SOCIAIS