Revista Raízes - Sempre perto de si.|Domingo, Setembro 24, 2017
Você está aqui: Início » Vou ali já venho... » Visita Guiada ao Museu Armindo Teixeira Lopes
  • Procure um artigo

Visita Guiada ao Museu Armindo Teixeira Lopes 

14_MUSEU_AT7

Nesta edição propomos-lhe a visita a museu Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela no distrito de Bragança. O acervo do museu é constituído por obras de arte contemporânea, fundamentalmente do século XX, na sua maioria portugueses. Um passeio a solo, com amigos ou em família que lhe sugerimos para esta Primavera.

O Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes foi inaugurado em 1981 e está instalado no Centro Cultural de Mirandela. Os herdeiros do seu patrono, o artista plástico mirandelense Armindo Teixeira Lopes, doaram um importante legado artístico que se encontra neste espaço e que constitui o seu fundo permanente, paralelamente com outras ofertas pontuais e compras efectuadas pelo município.

O acervo do museu é constituído por obras de arte contemporânea, fundamentalmente do século XX, na sua maioria portuguesa. A coleção é composta por cerca de 500 peças abrangendo essencialmente as áreas da pintura, gravura, desenho e escultura, e outras menos representativas como a fotografia e a medalhística.

Este espólio ilustra vicissitudes, inquietações e esperanças de Portugal que espelham a multiplicidade das tendências artísticas desenvolvidas desde o século XIX até aos nossos dias.

Estão representados no museu artistas do maior prestígio nacional e internacional sendo de destacar, entre outros, os seguintes nomes: Armindo Teixeira Lopes, Hilário Teixeira Lopes, Gil Teixeira Lopes, Nadir Afonso, Júlio Resende, Júlio Pomar, João Hogan, Graça Morais, Malangatana, Manuel Cargaleiro, Mário Cesariny, João Abel Manta, Antoni Tàpies, Almada Negreiros, Artur Bual, Vieira da Silva, José Rodrigues e Ângelo de Sousa.

Reportagem para ler na íntegra na edição impressa.

Adicionar comentário